Postagens

Mundo informatizado!

Imagem
Nesse mundo informatizado até as maneiras antigas de se resolver as coisas mudaram. Nunca dependa 100% dos computadores uma hora ele para....ai já viu como é! Linha reta sem régua Pelo visto Giha Woo, um designer coreano, quer abolir de vez a régua para os desenhos técnicos. Ele criou este dispositivo que é encaixado na caneta e também se adapta ao diâmetro para garantir a melhor fixação, isso graças a borracha que faz com que não escorregue ficando bem firme. Este acessório chama-se Constrained Ball e é a perfeita solução para controlar a esfera na ponta das canetas (as que são esferográficas, claro. Ex.: Caneta BIC). Esse acessório ainda conta com um dispositivo de medição para saber qual o tamanho da linha que está sendo feita, é para aposentar a régua mesmo. O produto é muito bom, bem pensado e usual, mas ainda acredito que não é desta vez que vamos jogar fora nossas amigas réguas. Quem sabe se ele criar um que além do comprimento da linha, meça também o ângulo de abertura em

Guia para a redacção de relatórios

Por Pedro Fonseca Introdução Este texto apresenta algumas "deixas" para ajudar na redação de relatórios técnicos ou científicos. As idéias sugeridas aqui não são dirigidas para nenhuma situação em particular. Pretende-se sobretudo apresentar algumas das questões mais importantes em torno da escrita de relatórios tecnico/científicos e dar algumas linhas mestras para orientar na escrita de um texto científico. O que é um relatório O relatório é o documento através do qual uma professora um técnico, engenheiro ou cientista faz o relato da forma como realizou um determinado trabalho. O objectivo é comunicar (transmitir) ao leitor a experiência acumulada pelo autor na realização do trabalho e os resultados que obteve. Os resultados apresentados num relatório (como em qualquer outro texto científico) devem ser verificáveis . Esse é um aspecto importantíssimo e frequentemente esquecido. O que é dito num relatório não é verdade por causa de quem o escreve (por muito importante que

Bibliografia

Como fazer as fontes da bibliografia O mais fácil é ir apontando num documento à medida que for descobrindo as fontes que vai citar. Informação como o endereço na Internet, o titulo, o autor, a data, etc. Desta forma irá ficando com um documento preenchido e no final será apenas necessário formatá-lo para a apresentação formal. Vai poupar muito tempo e dores de cabeça no futuro. Se não fizer isso, vai perder muitas horas no final do trabalho à procura do livro onde leu ou citou uma determinada frase, em vez de perder alguns minutos a acertar o texto. Como escrever uma bibliografia Uma bibliografia é uma lista de materiais usados na criação de um relatório, onde a informação é retirada directamente das fontes. Como já foi mencionado, as fontes podem ser livros, revistas, enciclopédias, a Internet ou qualquer outra fonte que tenha a informação que deseja utilizar na preparação do documento. Quando utilizar uma fonte procure pelo editor, a cidade onde foi escrito e o autor do texto. Os di

Como fazer um relatório passo a passo

A primeira coisa a fazer é olhar para as linhas mestras do que é pretendido e ter a certeza absoluta que compreende o que lhe é pedido. Se não compreender totalmente o que tem de fazer no relatório , tire todas as dúvidas que tenha. Por um lado demonstrará empenhamento e também o ajudará a ter uma ideia clara de como fazer um relatório excelente. O passo seguinte é ler o material sobre o qual vai fazer o relatório . Seja um livro, um capítulo, um site, outro relatório, não interessa. É necessário ler uma ou duas vezes e ir tirando notas à medida que avança da pesquisa. Quanto mais notas tirar, melhor. Mais tarde pode sempre apagar as que estiverem a mais. Por exemplo, se for um livro anote os personagens principais, a história e os pormenores importantes, como factos históricos relevantes. Vá fazendo o relatório dividido por parágrafos para que fique com um aspecto mais limpo. Faça uma limpeza geral e imprima o relatório final. Se tiver mais do que 4 ou 5 páginas, faça o encaderna

Ferramentas úteis do Word

Imagem
Introdução Em primeiro lugar, vale lembrar que foi utilizado o Word 2007 para os exemplos, sendo que não muda muito para a versão 2010. Eu sei que muitos ainda utilizam a versão 2003 por causa das empresas e tal, mas convenhamos, nós estamos em 2010! >) Tem quase 8 anos isso… E vocês verão que estas versões mais novas estão ai pra ajudar. Chega de papo! Vamos ao que interessa. 1: Tudo em Maiúsculo Quem nunca precisou disso? Você tem um texto minúsculo e quer passar para maiúsculo. A solução é simples, basta selecionar a palavras ou texto e pressionar Shift+F3. Easy não? Mas fala ai… quem sabia disso? 2: Contador de palavras Alguns trabalho escolares, principalmente aqueles de final de semana da tia professora de português, exigem que tenhamos certo número de palavras. Vamos contar uma a uma? Claro que não! Basta ir na guia revisão e clicar em ‘conta palavras’ (aff.. rsrs) 3: índice automático Essa pra mim é uma das melhores. Já aconteceu de uma amiga estar fazendo sua monografia

Formatações

Pessoal tenho visto por ai coisas bizarras. Na internet tanto eu como você já deve ter deparado com paginas com textos corretos e ordenados e com letras e tamanhos dos tipos padronizados. Isso facilita a vida do leitor web, como também deixa a aparência do site, portal ou blog com cara de profissional. Assim é pra tudo na vida, a padronização é o berço da arrumação. Em textos com memorando, cartas e relatórios se deve levar em consideração as mesmas normas. Vou estar disponibilizando videos aulas para mostrar como formatar tais textos.

Guardar arquivos.

Pessoal tenha em mente que o imprevisto sempre vai acontecer. Tenha sempre em mãos um pendrive para salvar todos os seus documentos. Hoje em dia é essencial você guardarem os arquivos .doc, .xsl, .html e os .jpgs. Quando se pega um virus ou um raio queima nossa unidade de disco rigido "HD", ficamos sem saber onde procurar nossos documentos e fotos. Por tanto não esqueça de fazer uma copia de segurança o famoso "Backup" de arquivos em pendrive, para não chorar depois. Nas proximas postagem vou mostrar como salvar e também guardar em "Cloud Computing" computação nas nuvens.