Usando Informática


dicas do Microsoft Word

Por Miguel Goyanes para o PPLWARE
Hoje vamos falar sobre tabulações
Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

Em conversa com colegas sobre o Microsoft Word, uma das coisas que ouço frequentemente, é que o Word é um programa fácil e simples de trabalhar. Mas se é assim tão simples e tão fácil de trabalhar porque é que são raros os documentos que recebo que estão bem formatados? Uma das coisas que menos gosto de ver é algo como a imagem seguinte:
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Basta fazer Ctrl + Shift + 8 que verificamos que o alinhamento é feito à custa de espaços e em algumas situações, o alinhamento não é bem conseguido. Obviamente, o Word possui uma funcionalidade para resolver este problema.
As tabulações são importantes para a digitação de texto alinhado na vertical (em pequenas colunas). No Word, existem as seguintes tabulações:
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Inserir tabulações:
I. As tabulações podem ser inseridas de duas formas:
a. Seleccionando com um clique no canto esquerdo da régua (1) a tabulação pretendida e colocando-a na régua através de um clique (2);
i. Após colocar a tabulação na régua, clicar duas vezes na tabulação para aceder às opções avançadas.
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b. Através do botão Tabulações, na caixa de diálogo do grupo Parágrafo no separador Base.
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II. Na caixa de diálogo das definições de tabulações podemos:
1. Definir a posição da tabulação;
2. Escolher a tabulação a usar;
3. Escolher o carácter de preenchimento;
4. Carregar no botão Definir.
5. Para eliminar a tabulação carregar no botão Limpar ou para eliminar todas carregar em Limpar tudo.
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III. Após definir as tabulações, para colocar o texto na tabulação pretendida, utilizar a tecla Tab.
Nota 1 – Ao definir tabulações numa linha, ao carregar no Enter essas tabulações passam a ser válidas para a linha seguinte.
Nota 2 – Se seleccionarmos várias linhas e definirmos tabulações, elas são válidas em todas as linhas seleccionadas.
Nota 3 – Não colocar tabulações muito próximas pois o texto poderá não ter espaço para caber. Ver exemplo no vídeo.
Para facilitar a aprendizagem, deixo em seguida um vídeo explicativo de como usar as tabulações.
Esperamos que tenham gostado deste tema e para a semana há mais dicas de Microsoft Word. Se for caso disso….boas férias!

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